Trabalho desde os 14 anos. Já fui recepcionista, assistente de produção de projetos culturais, produtora de eventos, entre outras funções. Aos 18 anos entrei na faculdade de comunicação social e passei por áreas que vão do marketing à redação e criação. Meus primeiros passos no empreendedorismo se deu em 2013 (tinha 22 anos), quando, em colaboração com uma amiga, iniciamos uma pequena agência de gestão de redes sociais e desenvolvimento de marcas. No mesmo ano engravidei, e a vida tomou outro rumo, mas já já vamos voltar para essa parte. Paralelamente a essa jornada de trabalhos, também experienciei uma jornada de muito aprendizado onde juntei minha paixão por viajar e arte criativa. Vendia os produtos que produzia (bolsas e brincos de couro costuradas por mim) para poder continuar viajando, e também comprava e revendia roupas para as meninas do meu bairro ou em grupos do facebook. Uma hippie workaholic, é um termo que acabei de inventar e que talvez me classifique, já que me classificar em alguma coisa sempre foi meio difícil. Nesta época a história da Giraflor já tinha iniciado, mas eu ainda não tinha me dado conta.
Quando meu filho tinha 4 meses decidi voltar a trabalhar em agência de publicidade, período em que passei por diversas transformações pessoais, sendo este um divisor de águas na minha vida. Eis alguns motivos:
Desde a gravidez me deparei com diversos desafios que nós, mulheres, já enfrentamos no dia a dia dentro de nossa estrutura social, e digo isso com plena consciência dos meus privilégios. Estes desafios foram somados aos da maternidade e, posteriormente, aos da maternidade solo. Me vi de frente com diversas situações de preconceitos e dificuldades nunca vividas antes, frustrações com expectativas sociais em relação a ser mãe, esposa e mulher. A partir destas experiências, rompi inúmeras barreiras internas na intenção de conduzir minha vida e criar meu filho, foi quando descobri termos como empoderamento materno, maternidade ativa, educação positiva, empreendedorismo materno, entre outros que transformam a vida de mulheres todos os dias. Iniciei assim uma jornada de auto-cuidado, entendi a importância do amor próprio, da auto-cura e empoderamento pessoal, e tudo isso trouxe a tona duas de minhas grandes paixões: moda e natureza (que dentro da marca trago na sustentabilidade). Assim, em novembro de 2015, nasceu a GIRAFLOR.
A marca teve seu início nas ruas. Expus minhas primeiras peças em espaços públicos. Me mudei para a região serrana do Rio de Janeiro com meu filho e lá conheci a Celminha, uma costureira muito especial com a qual aprendi lições valiosas sobre costura e modelagem. Durante um ano e meio percorria diariamente 35 minutos em uma estrada de terra para chegar até a casa da Celma, onde passávamos horas trabalhando. Todos os finais de semana eu expunha e vendia nossa produção de roupas na praça da pequena cidade. Decidi então abrir um perfil do Instagram para a marca, dando início aos trabalhos de comunicação, ensaios fotográficos e construindo quem e somos como marca.
Com o alcance das redes sociais, a Giraflor recebeu um convite para compor o acervo de uma loja colaborativa em um shopping de São Paulo. Aceitei o desafio, e Celminha e eu trabalhamos como nunca. Minhas idas à São Paulo eram com o carro recheado de peças produzidas e voltava com ele entulhado de tecidos e matéria prima, só deixava espaço para a cadeirinha do Theodoro, meu filho. Viajávamos assim, Theo e eu, por 553 km, e, chegando na casa da Celma, me lembro aquele monte de tecidos pelo chão. Com a marca tomando forma e crescendo, as novas demandas de trabalho somadas às demandas do pequeno que também crescia, em março de 2017 decidi então retornar para São Paulo, onde a empresa começou a se estruturar de forma mais sólida.
Naquele ano lançamos nosso site, direcionando o foco da marca para a venda online. Iniciamos a contratação de novos colaboradores e a empresa deu seus primeiros grandes passos, foi rápido porém muito trabalhoso.
É lindo ver o quanto caminhamos e crescemos, hoje contamos com um pequeno grupo de costureiras, assistentes de marca e vendedoras, contribuindo assim com a renda de outras famílias. Somos 100% locais desde a matéria prima até nossa produção. Nosso pequeno time de escritório garante habilidade e segurança para atender nossas clientes online com uma logística que funciona. Nossas peças são de excelente qualidade, pois nunca deixamos de ter os cuidados que sempre tivemos desde o início (da época que eu dirigia horas e horas de estrada com o carro cheio de tecido e batalhava por um produto diferenciado).
Hoje, posso dizer que continuo amando o que fazemos na Giraflor. Temos a sustentabilidade e a moda limpa unidos como pilares da marca, e ainda nos mantemos em busca por aprimoramento constante.